Contacto

João Bragança Arquitectos
Rua de Cabinda 79, R/C dir.
2775-036 Parede, Portugal
info@joaobraganca.com

Campus Universitário

Lago Maggiore, Itália,

Projecto Académico: Academia de Arquitectura de Mendrisio. Professor Piet Eckert e Professor Wim Eckert (E2A). Com Alberto Caddeo

A ideia de conectar Isola Bella e Isola dei Pescatori, no Lago Maggiore, foi sugerida pela presença intrigante de uma ilhota desabitada chamada Scoglio della Malghera, localizada entre as duas primeiras. Uma análise da topografia do lago confirmou que este não é profundo entre as três ilhas, o que permite a implantação das fundações de um edifício.

A universidade funciona como uma ponte pedestre, composta por um conjunto de plataformas, cujo perímetro remete para os limites da orla de Isola Bella e de Isola dei Pescatori. A cobertura do edifício configura um passeio público linear que une as três ilhas e que, adicionalmente, assume o caráter de um porto de recreio. Um conjunto de acessos verticais ligam o passeio pedestre aos espaços da Universidade diretamente abaixo. Os espaços de trabalho individuais e coletivos, afetos ao funcionamento da Universidade, estão organizados ao longo de nove pátios, enquanto as salas de aula de maior dimensão e as salas de conferências definem os volumes compactos.

No centro do edifício, um pátio de maiores dimensões (acessível a partir do passeio público por meio de uma escada generosa) - preenchido pela água do lago e contendo o ilhéu, num gesto revestido de simbolismo - remete para a ideia de uma praça. Uma doca aberta diretamente para esta, liga a Universidade à margem do lago, através de um sistema de transporte público aquático.