South Boston Waterfront
Boston, EUA,
Projecto Académico: Harvard Graduate School of Design & Academia de Arquitectura de Mendrisio. Professor Martino Pedrozzi
Os EUA pertencem ao chamado primeiro mundo, mas todos sabemos como, na realidade, as desigualdades sociais estão muito presentes. Mais concretamente nas cidades da Costa Leste, cuja imagem é filtrada pelos arranha-céus típicos dos bairros financeiros, é fácil esquecer a situação crítica de muitas periferias e dos seus problemas de habitação. Além disso, a profunda crise económica dos últimos anos, parcialmente originada no interior dos mesmos arranha-céus do centro da cidade, agudizou ainda mais este problema.
A área de intervenção está localizada na parte noroeste de South Boston, ao longo dos limites da área industrial próxima de um bairro residencial que se está a transformar rapidamente e a alterar os seus usos. Uma análise cuidadosa do local, leva a que se considere uma leitura mais ampla que reúna as potencialidades de um desenvolvimento futuro e se afaste tanto de um planeamento urbano restritivo quanto de uma expansão não planeada e sem qualidade. Por isso, decidiu-se estudar uma espécie de bloco protótipo, capaz de conter em si um sem número de combinações possíveis do seu elemento urbano pivotante: um grande passeio pedestre que atravessa na diagonal o bloco habitacional, e que, combinado com outros blocos idênticos, permite pensar na criação de verdadeiro parque linear de circulação pedestre.
South Boston Waterfront
1 — 9